Pôster da Evidências – Kantar Health analisa o perfil de estudos clínicos realizados no Brasil

Pôster da Evidências – Kantar Health analisa o perfil de estudos clínicos realizados no Brasil

Identificar o perfil de estudos clínicos realizados no Brasil, além das principais parcerias e colaborações desenvolvidas no país. Esse é o tema de um dos três pôsteres produzidos pela Evidências – Kantar Health que serão apresentados na 19ª reunião europeia da International Society For Pharmacoeconomics and Outcomes Research (ISPOR). O evento acontece em Viena, na Áustria, de 29 de outubro a 2 de novembro.

O pôster Clinical trials scenario in Brazil: study and sponsor profiles foi produzido por Guilherme Silva Julian, Eloisa de Sá Moreira e Renato Watanabe de Oliveira, do departamento de pesquisa clínica da Evidências – Kantar Health, em parceria com Fernando de Rezende Francisco e Ana Paula Ruenis, membros da Associação Brasileira de Organizações Representativas de Pesquisa Clínica (ABRACRO).  

“O estudo permitiu identificar o perfil de estudos clínicos realizados no país segundo as bases de dados da ABRACRO e ClinicalTrials.gov, os principais responsáveis pelo desenvolvimento de estudos clínicos no Brasil. E, infelizmente, vimos que são poucos os estudos com iniciativa local (indústrias farmacêuticas/biotecnologia) em estudos patrocinados, sendo as empresas farmacêuticas os principais patrocinadores de estudos nacionais”, declara Julian. “Além disso, também devemos chamar a atenção para o pequeno número de estudos observacionais realizados no país, cenário que deve se alterar com o interesse crescente por dados de mundo real”.

ISPOR

A ISPOR é um dos mais importantes canais de divulgação científica sobre farmacoeconomia e pesquisa de resultados. Além de ser uma organização pública sem fins lucrativos para propósitos educacionais e científicos, a ISPOR objetiva promover a ciência da farmacoeconomia, a pesquisa de resultados e facilitar a tradução dessas investigações em informações úteis para os tomadores de decisão na área de cuidados à saúde. A sociedade tem mais de 6.500 membros em 100 países, além de 62 Capítulos Regionais com mais de 4.800 membros. A ISPOR promove três encontros anualmente, realizados na América do Norte, na Europa e na América Latina ou Ásia.

Filtrar
Newsletter

Assine nossa Newsletter para receber notícias e informações da Evidências.

Veja também