Dados revelam que as mulheres superaram os homens nos exames de direção em Minas Gerais, levantando questões sobre segurança viária e cuidado ao volante
O ano de 2023 revelou uma tendência notável nos exames de direção na categoria B em Minas Gerais: 54% das mulheres foram aprovadas, em contrapartida, apenas 45% dos homens. Essa conquista notável, revelada pelos dados da Coordenadoria de Gestão de Trânsito de Minas Gerais (CET-MG), da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), não apenas evidencia a competência das mulheres ao volante, mas também promove uma reflexão sobre a evolução dos padrões de segurança viária.
Minas Gerais possui mais de 8 milhões de condutores habilitados, sendo 34% mulheres. Em relação às categorias, são:
- Categoria A: 152.432 mulheres condutoras;
- Categoria AB: 475.591 mulheres condutoras;
- Categoria AC: 768 mulheres condutoras;
- Categoria AD: 15.865 mulheres condutoras;
- Categoria AE: 1.839 mulheres condutoras;
- Categoria B: 2.117.735 mulheres condutoras;
- Categoria C: 1.825 mulheres condutoras;
- Categoria D: 19.028 mulheres condutoras;
- Categoria E: 939 mulheres condutoras.
A soma total é de 2.770.152 mulheres habilitadas, conforme um levantamento divulgado em março de 2024 pela CET-MG.
O que significa cada categoria de condução?
O Código de Trânsito Brasileiro (CDT) define cada categoria de habilitação no artigo 143, totalizando cinco tipos.
A categoria A indica o condutor de veículo motorizado de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral. Já a categoria B reflete o condutor de veículo motorizado, não abrangido pela categoria A, cujo peso bruto total não exceda a 3.500 kg e cuja lotação não exceda a oito lugares, excluído o do motorista.
Além das categorias A e B, que tendem a ser as mais comuns no dia a dia, existe a categoria C, que indica o condutor de veículo abrangido pela categoria B e de veículo motorizado utilizado em transporte de carga cujo peso bruto total exceda a 3.500 kg.
A categoria D representa o condutor de veículo abrangido pelas categorias B e C e de veículo motorizado utilizado no transporte de passageiros cuja lotação exceda a oito lugares, excluído o do motorista. E por fim, existe a categoria E, que indica o condutor de combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semirreboque, trailer ou articulada tenha 6.000 kg ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a oito lugares.
O desempenho superior das mulheres nos exames de direção reflete não apenas habilidades individuais, mas também uma abordagem responsável e segura ao volante. Estudos têm demonstrado consistentemente que as mulheres tendem a adotar comportamentos mais cautelosos ao dirigir, respeitando limites de velocidade, sinalizações e priorizando a segurança pessoal e dos demais usuários da via. Essa mentalidade focada na segurança é, sem dúvida, um fator crucial para o sucesso nos exames de direção.
Caso tenha alguma dúvida sobre a sua CNH ou sobre o processo para conseguir a habilitação, é possível acessar o portal oficial do Detran MG ou do seu respectivo estado. Por lá, é possível encontrar informações mais detalhadas e atualizadas sobre o documento e seus processos.