Artigo analisa impacto clínico, diagnóstico e tratamento de infecções em pacientes com fibrose cística

Artigo analisa impacto clínico, diagnóstico e tratamento de infecções em pacientes com fibrose cística

Mais um artigo da Evidências foi publicado. O estudo “Pseudomonas aeruginosa infection in patients with cystic fibrosis: scientific evidence regarding clinical impact, diagnosis, and treatment” está no volume 39 do Jornal Brasileiro de Pneumologia.

O artigo analisou os conceitos atuais relacionados ao impacto clínico , diagnóstico e tratamento de infecções pela bactéria Pseudomonas aeruginosa em pacientes com fibrose cística. Para tanto, foi realizada uma revisão estruturada da literatura utilizando o banco de dados Medline.

O estudo concluiu que o diagnóstico precoce de infecção pela bactéria permanece um desafio para a prática clínica, mas tem um impacto significativo sobre o prognóstico dos pacientes com fibrose cística, e que as estratégias de erradicação deves ser usadas, embora haja controvérsia sobre o que éo melhor regime de tratamento para essa finalidade.

De autoria de Luiz Vicente Ribeiro Ferreira da Silva Filho, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Flavia de Aguiar Ferreira, da Novartis, Francisco José Caldeira Reis, do Grupo Brasileiro de Estudos em Fibrose Cística, Murilo Carlos Amorim de Britto, do Instituto Materno Infantil de Pernambuco, Carlos Emilio Levy, do Hospital das Clínicas da Unicamp, José Dirceu Ribeiro, da pediatria da Unicamp, e por Otávio Clark, da Evidências, o artigo pode ser lido na íntegra no link abaixo:

http://www.scielo.br/pdf/jbpneu/v39n4/1806-3713-jbpneu-39-04-0495.pdf

 02/12/2013
Por Redação Evidências

Filtrar
Newsletter

Assine nossa Newsletter para receber notícias e informações da Evidências.

Veja também