evidencias
  • Tecnologia
  • Saúde
    • Alimentos
    • Estética
    • Suplementos
    • Sexualidade
    • Notícias de Saúde
  • Negócios
  • Viagens
  • Auto
  • Casa
  • Dicas
  • Espiritualidade
    • Números
    • Sonhos
  • Esporte
  • Notícias
evidencias
  • Tecnologia
  • Saúde
    • Alimentos
    • Estética
    • Suplementos
    • Sexualidade
    • Notícias de Saúde
  • Negócios
  • Viagens
  • Auto
  • Casa
  • Dicas
  • Espiritualidade
    • Números
    • Sonhos
  • Esporte
  • Notícias
Contato
evidencias
  • Tecnologia
  • Saúde
    • Alimentos
    • Estética
    • Suplementos
    • Sexualidade
    • Notícias de Saúde
  • Negócios
  • Viagens
  • Auto
  • Casa
  • Dicas
  • Espiritualidade
    • Números
    • Sonhos
  • Esporte
  • Notícias
Notícias de Saúde

Transtorno de personalidade dependente: o que é, sintomas e tratamento

by Evidencias 13 de abril de 2024
written by Evidencias

O Transtorno de Personalidade Dependente é caracterizado pela extrema necessidade de ser cuidado e guiado por outros, levando a comportamentos submissos e medo de ser abandonado. Os sintomas incluem insegurança, busca de aprovação constante e dificuldade em tomar decisões por conta própria. O tratamento pode envolver terapia cognitivo-comportamental e o desenvolvimento de habilidades de autonomia e autoconfiança.

Transtorno de personalidade dependente: o que é, sintomas e tratamento

Principais sintomas

O transtorno de personalidade dependente é caracterizado pela necessidade excessiva de ser cuidado e pela dificuldade em tomar decisões por si próprio. Pessoas com esse transtorno têm uma grande necessidade de serem cuidadas e de terem alguém em quem confiar para tomar decisões. Além disso, elas tendem a ter uma baixa autoestima e sensação de incapacidade. Os principais sintomas desse transtorno incluem:

1. Dificuldade em tomar decisões: as pessoas com transtorno de personalidade dependente têm grande dificuldade em tomar decisões por si próprias, tendendo a buscar a orientação e a aprovação de outras pessoas.

2. Necessidade de ser cuidado: essas pessoas apresentam uma necessidade excessiva de serem cuidadas e de terem alguém em quem se apoiar constantemente. Elas se sentem inseguras e temem não serem capazes de cuidar de si mesmas.

3. Dificuldade em expressar opiniões e vontades: indivíduos com esse transtorno temem confrontações e têm dificuldade em expressar opiniões e vontades, pois temem perder o apoio e a aprovação dos outros.

4. Medo excessivo de abandono: o medo de ficar sozinho ou ser abandonado é muito intenso em pessoas com transtorno de personalidade dependente. Elas têm uma necessidade constante de estar em um relacionamento e têm dificuldades em se sentir seguras sem a presença de alguém em quem possam depender.

5. Submissão excessiva: pessoas com esse transtorno tendem a se submeter aos desejos e vontades de outros, colocando suas necessidades em segundo plano e buscando agradar para se sentirem amadas e cuidadas.

Possíveis causas

As causas do transtorno de personalidade dependente são complexas e ainda não totalmente compreendidas. No entanto, acredita-se que uma combinação de fatores genéticos e ambientais possam contribuir para o desenvolvimento desse transtorno. Alguns dos possíveis fatores de risco incluem:

1. Histórico familiar: pessoas com parentes próximos que também foram diagnosticados com transtornos de personalidade, principalmente o transtorno de personalidade dependente, têm maior probabilidade de desenvolver a condição.

2. Traumas ou experiências negativas na infância: experiências negativas, como abuso físico, emocional ou sexual na infância, podem aumentar a vulnerabilidade ao desenvolvimento do transtorno de personalidade dependente.

3. Disfunções familiares: famílias superprotetoras, autoritárias ou que encorajam comportamentos dependentes podem contribuir para o desenvolvimento desse transtorno.

4. Personalidade e temperamento: características de personalidade, como baixa autoestima, timidez, submissão, entre outros, podem tornar uma pessoa mais propensa a desenvolver o transtorno de personalidade dependente.

Como é feito o tratamento

O tratamento para o transtorno de personalidade dependente geralmente envolve uma abordagem multidisciplinar, incluindo terapia psicoterapêutica e, em alguns casos, medicamentos. Alguns dos principais métodos de tratamento incluem:

1. Terapia cognitivo-comportamental (TCC): essa abordagem terapêutica busca identificar e modificar padrões de pensamentos e comportamentos disfuncionais relacionados ao transtorno de personalidade dependente. O terapeuta ajuda o indivíduo a desenvolver habilidades de autoconfiança, assertividade e tomada de decisões.

2. Terapia de grupo: participar de grupos terapêuticos pode ser benéfico para pessoas com transtorno de personalidade dependente, pois permite a interação com outras pessoas e a oportunidade de aprender com experiências semelhantes.

3. Medicamentos: em alguns casos, o uso de medicamentos pode ser indicado como parte do tratamento, principalmente se houver sintomas associados, como depressão ou ansiedade. Os medicamentos podem ajudar a controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente.

4. Suporte familiar e redes de apoio social: é importante que a família e os amigos do indivíduo apoiem o tratamento e o auxiliem no desenvolvimento de sua autonomia e assertividade. Ter uma rede de apoio social pode ser fundamental para reduzir a dependência excessiva em um relacionamento específico.

Em suma, o transtorno de personalidade dependente é uma condição que envolve uma necessidade excessiva de ser cuidado e dificuldade em tomar decisões por si próprio. Os sintomas podem incluir dificuldade em expressar opiniões, necessidade constante de aprovação e medo de abandono. O tratamento geralmente inclui terapia psicoterapêutica, terapia de grupo, medicamentos e suporte familiar. É fundamental buscar ajuda profissional para que o indivíduo possa desenvolver maior autonomia e qualidade de vida.

Este conteúdo não deve ser usado como consulta médica. Para melhor tratamento, faça uma consulta com um médico.

13 de abril de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
Rádio Nacional estreia narração e equipe 100% femininas no Brasileiro
Economia

Rádio Nacional estreia narração e equipe 100% femininas no Brasileiro

by Evidencias 13 de abril de 2024
written by Evidencias

Duelo entre Atlético-GO e Flamengo terá jornada liderada por mulheres

Rádio Nacional estreia narração e equipe 100% femininas no Brasileiro
© Tânia Rêgo/Agência Brasil

O jogo entre Atlético-GO e Flamengo, neste domingo (14), que marca a estreia de ambos no Campeonato Brasileiro de 2024, será histórico para a Rádio Nacional. Pela primeira vez, a emissora terá uma partida de futebol narrada por uma mulher. Também de maneira inédita, a equipe de transmissão será totalmente feminina.ebcebc

A locução será de Luciana Zogaib, nova narradora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), com participação de Verônica Dalcanal no plantão da informação e das comentaristas convidadas Rachel Motta e Brenda Balbi. A jornada esportiva começa às 15h30 (horário de Brasília), e a bola rola no Serra Dourada, em Goiânia, a partir das 16h.

Luciana é a primeira mulher narradora da EBC. Após comandar as coberturas das partidas da seleção brasileira feminina de futebol contra Canadá e Japão, pela Copa SheBelieves, na TV Brasil, a profissional fará a estreia em transmissões esportivas da Rádio Nacional.

“Estou muito feliz de poder me juntar à equipe e ser a primeira narradora de uma rádio tão importante, que é responsável pela popularização do futebol brasileiro. A narração feminina está avançando, ainda enfrentando barreiras, no rádio mais ainda. É uma honra grande, uma esperança de que possa influenciar outras mulheres. Sempre sonhei em trabalhar com esporte, mas nunca imaginei ser locutora. Não tinha essa referência. Espero que seja uma transmissão muito bonita. Teremos uma equipe de mulheres juntas. Isso é de uma representatividade grande”, destacou a narradora à Agência Brasil.

“Fico muito feliz e orgulhosa de fazer parte de um momento tão marcante para a Rádio Nacional, uma emissora que marcou a história da comunicação no Brasil. Espero poder corresponder a essa responsabilidade”, completou Verônica, também à Agência Brasil.

Rubro-negros em alta

O confronto deste domingo opõe rubro-negros que vivem bom momento na temporada. O Atlético vem de 15 vitórias seguidas. A última delas no domingo passado (7), por 3 a 1 sobre o Vila Nova, no Estádio Antonio Aciolly, em Goiânia, valeu o tricampeonato goiano.

O Flamengo, por sua vez, ainda não perdeu em 2024 e voltou a conquistar o Campeonato Carioca. Em 17 partidas, são cinco empates e 12 triunfos. O mais recente foi na quarta-feira (10), quando fez 2 a 0 no Palestino, do Chile, no Maracanã, no Rio de Janeiro, pela segunda rodada da primeira fase da Libertadores.

Do lado carioca, Tite está preocupado com o desgaste físico do elenco. Após a vitória de quarta, o técnico disse que se reuniria com a direção para estabelecer as prioridades na temporada. Em entrevista coletiva, o comandante alegou ser “humanamente impossível” repetir a formação jogando em um intervalo de três a quatro dias.

Apesar disso, o Rubro-Negro pode ter uma novidade para a estreia. O centroavante Carlinhos, artilheiro do Carioca pelo vice-campeão Nova Iguaçu, foi regularizado junto ao Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e está à disposição. Ele, inclusive, pode ser opção ao também atacante Pedro, que está gripado e pode ser poupado.

De volta ao Brasileirão após disputar a Série B no ano passado, o Atlético ganhou reforço de quatro jogadores após a conquista do Estadual: o volante Gustavo Campanharo e os atacantes Gabriel Barros (ambos ex-Internacional), Derek (ex-Guarani) e Max (ex-Sampaio Corrêa-RJ). A expectativa é que o técnico Jair Ventura mantenha o time que foi campeão no domingo passado, com exceção do lateral Bruno Tubarão, contundido, que deve dar lugar a Maguinho no lado direito do sistema defensivo.

Confira, abaixo, os jogos da primeira rodada do Brasileirão:

Sábado (13)
18h30 – Internacional x Bahia (Beira-Rio)
18h30 – Criciúma x Juventude (Heriberto Hülse)
21h – Fluminense x Red Bull Bragantino (Maracanã) – transmissão Rádio Nacional
21h – São Paulo x Fortaleza (Morumbis)

Domingo (14)
16h – Atlético-GO x Flamengo (Serra Dourada) – transmissão Rádio Nacional
16h – Vasco x Grêmio (São Januário)
16h – Corinthians x Atlético-MG (Neo Química Arena)
16h – Athletico-PR x Cuiabá (Ligga Arena)
17h – Cruzeiro x Botafogo (Mineirão)
18h30 – Vitória x Palmeiras (Barradão)

Fonte: Agência Brasil

13 de abril de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
Notícias de Saúde

Apendicite crônica: o que é, sintomas e tratamento

by Evidencias 13 de abril de 2024
written by Evidencias

Apendicite crônica é uma inflamação recorrente do apêndice, manifestada por dores abdominais, náuseas e vômitos. O tratamento geralmente envolve a remoção cirúrgica do apêndice.

Sintomas de apendicite crônica

A apendicite crônica é uma condição médica na qual o apêndice, uma pequena estrutura em forma de tubo conectada ao intestino grosso, se torna inflamado de maneira contínua ou recorrente. Essa inflamação crônica pode não apresentar sintomas claros no início, o que dificulta o diagnóstico e o tratamento adequados. No entanto, ao longo do tempo, certos sintomas podem começar a surgir e indicar o desenvolvimento da apendicite crônica.

Os sintomas mais comuns da apendicite crônica incluem dor abdominal recorrente ou persistente, que geralmente começa na região ao redor do umbigo e se desloca para o lado inferior direito do abdômen. Essa dor pode ser surda ou aguda e aumenta de intensidade com o passar do tempo. Além disso, é possível também experimentar sensibilidade ao toque na área em torno do apêndice, febre baixa e perda de apetite. Em alguns casos, pode ocorrer diarreia ou constipação.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico preciso da apendicite crônica é fundamental para iniciar o tratamento adequado e evitar possíveis complicações. No entanto, a identificação dessa condição nem sempre é fácil, pois os sintomas podem ser vagos ou semelhantes aos de outras doenças abdominais.

O médico, ao suspeitar da apendicite crônica, geralmente realiza um exame físico em busca de sinais de inflamação no abdômen, como sensibilidade e dor ao toque. Em seguida, podem ser solicitados exames complementares, como exames de sangue para verificar se há aumento dos níveis de glóbulos brancos, que podem ser indicativos de infecção. Uma ultrassonografia abdominal também pode ser usada para ajudar a confirmar o diagnóstico.

No entanto, vale ressaltar que o diagnóstico definitivo da apendicite crônica muitas vezes só pode ser feito através de uma cirurgia chamada apendicectomia, na qual o apêndice é removido e enviado para análise em laboratório.

Tratamento para apendicite crônica

O tratamento padrão para a apendicite crônica é a remoção cirúrgica do apêndice, conhecida como apendicectomia. Essa cirurgia é geralmente realizada de forma minimamente invasiva, por meio de uma laparoscopia, na qual pequenas incisões são feitas no abdômen para inserir instrumentos cirúrgicos. A apendicectomia também pode ser feita através de uma incisão maior, chamada laparotomia, em casos mais graves.

A remoção do apêndice é considerada a forma mais eficaz de tratamento para a apendicite crônica, pois elimina a fonte do problema e impede a recorrência dos sintomas. Além disso, a cirurgia também é importante para evitar possíveis complicações, como a apendicite aguda, na qual o apêndice inflamado se torna infectado e pode até mesmo estourar, causando uma peritonite.

Após a cirurgia, é importante seguir as orientações médicas em relação aos cuidados pós-operatórios, que podem incluir repouso, dieta restrita e o uso de medicamentos para controlar a dor e prevenir infecções. É essencial que o paciente faça um acompanhamento regular com o médico para avaliar a recuperação e verificar se não há complicações após a remoção do apêndice.

Em resumo, a apendicite crônica é uma condição em que o apêndice fica inflamado de maneira contínua ou recorrente. Os sintomas incluem dor abdominal persistente, sensibilidade ao toque, febre baixa e perda de apetite. O diagnóstico pode ser desafiador e geralmente envolve exame físico, exames de sangue e, em alguns casos, cirurgia para remoção do apêndice. A apendicectomia é considerada o tratamento padrão e, quando realizada corretamente, oferece alívio dos sintomas e prevenção de complicações. É importante seguir as orientações médicas durante o pós-operatório para uma recuperação adequada.

Este conteúdo não deve ser usado como consulta médica. Para melhor tratamento, faça uma consulta com um médico.

13 de abril de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
Anfavea quer volta do Salão do Automóvel
Economia

Anfavea quer volta do Salão do Automóvel

by Evidencias 12 de abril de 2024
written by Evidencias

Entidade defende a elevação da produção de diferentes veículos

Anfavea quer volta do Salão do Automóvel
© Arquivo/Agência Brasil

O presidente da Associação Nacional de Veículos Automotores, Mário de Lima Leite, disse nesta sexta-feira (12) que o Salão do Automóvel voltará a ser realizado. No entanto, o evento, que ocorreu pela última vez em 2018, em São Paulo, ainda não tem data e nem local confirmados. ebcebc

A volta do salão foi uma cobrança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao discursar no evento de inauguração, na noite de hoje, da nova sede da Anfavea, na zona sul da capital paulista.

“Estamos avaliando questões de espaço e logística, mas o salão do automóvel vai acontecer. Não temos data ainda definida, mas, sem dúvida, é uma cobrança legítima do presidente [Lula], nós precisamos ter ousadia para expor as nossas tecnologias para os consumidores e também para o mundo de uma forma geral”, disse Lima.

O presidente da Anfavea justificou, ainda, os elevados preços dos carros nacionais e disse que a indústria irá voltar a produzir três milhões de veículos por ano. Em 2023, foram vendidos 2,3 milhões.

“O que aconteceu foi principalmente a elevação da taxa de juros nos últimos anos, por razões de questões globais que estavam acontecendo. O custo do crédito ficou muito caro para o consumidor. Para se ter uma ideia, em média, 70% das nossas vendas eram vendas financiadas, vendas a crédito. No último ano, nós tivemos apenas 30% de vendas a crédito”, disse.

Preços

Lima afirmou, também, que a indústria automobilística elevará a produção para ajudar no barateamento do preço dos carros nacionais.

“Se a gente pegar o automóvel de entrada, aquele popular da época do presidente Itamar Franco, e aplicarmos a inflação sobre ele, ele estaria hoje valendo mais de R$ 80 mil, o mesmo carro sem as tecnologias que nós temos hoje”, acentuou. 

“O desafio da indústria é levar esse veículo, essa mobilidade para o consumidor. Então, a indústria automobilística está atenta a isso e o mercado interno vai crescer. A nossa expectativa é chegar – em termos de mercado interno – a três milhões de unidades nos próximos dois anos”, acrescentou.

Com novos aportes de fabricantes anunciados no último mês, a Anfavea anunciou hoje que o ciclo atual de investimentos – iniciado em 2021 – já supera R$ 123 bilhões, sem contar os do restante da cadeia automotiva. Na cadeia de autopeças, são estimados investimentos R$ 6 bilhões no mesmo período.

Fonte: Agência Brasil

12 de abril de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
Notícias de Saúde

Falta de vitamina B6: sintomas, causas e como evitar

by Evidencias 12 de abril de 2024
written by Evidencias

A falta de vitamina B6 pode ocasionar sintomas como fadiga, inflamação da pele e problemas neurológicos. Suas causas incluem dieta pobre e certas condições médicas. Para evitá-la, consumir alimentos ricos em B6 como carne, peixe, legumes e grãos integrais é fundamental.

Possíveis causas da falta de vitamina B6

A vitamina B6, também conhecida como piridoxina, faz parte do complexo B de vitaminas, desempenhando um papel essencial no funcionamento do nosso organismo. A falta dessa vitamina pode ocorrer por diversas razões, entre elas:

1. Dieta pobre em vitamina B6: uma das principais causas da deficiência de vitamina B6 é a alimentação inadequada. Pessoas que não consomem uma variedade de alimentos ricos em vitamina B6, como carnes, aves, peixes, grãos integrais, legumes e frutas, são mais propensas a desenvolver deficiência dessa vitamina.

2. Má absorção intestinal: algumas condições médicas, como doença celíaca, doença de Crohn e síndrome do intestino irritável, podem prejudicar a absorção de nutrientes, incluindo a vitamina B6. Nesses casos, mesmo que a pessoa consuma alimentos ricos em vitamina B6, o corpo não consegue absorvê-la adequadamente.

3. Uso de medicamentos: certos medicamentos podem interferir na absorção e no metabolismo da vitamina B6. Alguns exemplos incluem contraceptivos orais, corticosteroides, anti-inflamatórios não esteroides e medicamentos para tratar a tuberculose.

4. Alcoolismo crônico: o consumo excessivo de álcool pode levar à deficiência de vitamina B6, uma vez que o álcool dificulta a absorção dessa vitamina pelo organismo. Além disso, pessoas que abusam do álcool geralmente apresentam uma alimentação desequilibrada, com baixo consumo de nutrientes essenciais.

Como evitar a falta de vitamina B6

A deficiência de vitamina B6 pode trazer consequências para a saúde, como anemia, problemas neurológicos, perda de apetite, irritabilidade e comprometimento imunológico. Portanto, é importante adotar medidas para evitar essa deficiência. Confira algumas dicas:

1. Mantenha uma alimentação equilibrada: inclua na sua dieta alimentos ricos em vitamina B6, como carne de frango, carne vermelha magra, peixe, lentilhas, grão-de-bico, abacate, banana e sementes de girassol. Ao consumir uma variedade desses alimentos, você estará garantindo uma ingestão adequada de vitamina B6.

2. Evite o consumo excessivo de álcool: o álcool em grande quantidade pode prejudicar a absorção da vitamina B6. Portanto, evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e, se possível, opte por não consumi-las regularmente.

3. Consulte um nutricionista: um profissional especializado pode avaliar a sua alimentação e, se necessário, prescrever suplementos de vitamina B6. É importante ressaltar que o uso de suplementos deve ser orientado por um profissional, pois o excesso de vitamina B6 também pode ser prejudicial à saúde.

4. Trate condições médicas que afetam a absorção intestinal: se você possui alguma condição médica que dificulta a absorção de nutrientes, como doença celíaca ou doença de Crohn, é essencial seguir o tratamento adequado para minimizar os efeitos dessas condições e garantir uma absorção adequada de vitaminas e minerais, incluindo a vitamina B6.

Em resumo, a falta de vitamina B6 pode ser causada por uma alimentação inadequada, má absorção intestinal, uso de medicamentos e consumo excessivo de álcool. Para evitar essa deficiência, é essencial manter uma dieta equilibrada, evitar o excesso de álcool, buscar orientação de um nutricionista e tratar condições médicas que possam afetar a absorção de nutrientes. Dessa forma, é possível garantir uma adequada ingestão de vitamina B6 e preservar a saúde do organismo.

Este conteúdo não deve ser usado como consulta médica. Para melhor tratamento, faça uma consulta com um médico.

12 de abril de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
Justiça mantém obrigação da Enel de reduzir falta de luz em SP
Economia

Justiça mantém obrigação da Enel de reduzir falta de luz em SP

by Evidencias 12 de abril de 2024
written by Evidencias

Empresa deve atender consumidor de forma adequada, diz MP

Justiça mantém obrigação da Enel de reduzir falta de luz em SP
© Paulo Pinto/Agência Brasil

A 22ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo negou recurso da concessionária de distribuição de energia elétrica Enel Distribuição São Paulo contra liminar que obriga a concessionária a reduzir suspensões de energia e a atender os consumidores com celeridade. A decisão foi publicada nessa quinta-feira (11).ebcebc

Segundo o MPSP (Ministério Público do Estado de São Paulo), com a negativa a Enel continua obrigada a não exceder – em todos os conjuntos elétricos, considerados de forma isolada – os parâmetros estabelecidos pelo regulador nacional relativos a eventos de suspensão do fornecimento de eletricidade e tempo de interrupção.

“A Enel deve ainda atender os consumidores de forma adequada mesmo nos dias críticos, informando aos clientes de maneira individualizada acerca da previsão de restabelecimento do fornecimento de energia e divulgando em seu site e nas contas os índices de qualidade de prestação do serviço”, diz o MPSP.

Prazo de atendimento

De acordo com a liminar, a Enel tem o prazo máximo de 30 minutos para o atendimento presencial aos consumidores. A determinação estabelece, também,  que a empresa coloque um ser humano para falar com os consumidores em até 60 segundos nos canais de atendimento. O mesmo tempo vale para as respostas via aplicativos de mensagens, como o WhatsApp.

“Todas as exigências devem ser atendidas a partir deste mês. Caso descumpra o estabelecido pela Justiça, a empresa, responsável pela distribuição de energia em 24 cidades do Estado de São Paulo, estará sujeita a multas que podem chegar até o limite de R$ 500 milhões’, determina a Justiça.

Por meio de nota, a Enel disse que entende que a decisão invade a competência privativa da União e da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) de legislar e regular a prestação do serviço de distribuição de energia elétrica. A companhia vai recorrer da decisão.

Fonte: Agência Brasil

12 de abril de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
Exportações ajudarão Brasil a diminuir desigualdade social, diz Lula
Economia

Exportações ajudarão Brasil a diminuir desigualdade social, diz Lula

by Evidencias 12 de abril de 2024
written by Evidencias

Frigoríficos novos agregarão US$ 10 bilhões à balança comercial

Exportações ajudarão Brasil a diminuir desigualdade social, diz Lula
© Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que os estímulos que vêm sendo feito pelo governo federal para ajudar o país a produzir e exportar terão, como resultado, uma sociedade mais igualitária, formada majoritariamente por pessoas de classe média, em vez de estar dividida entre ricos e pobres.ebcebc

A declaração foi feita nesta sexta-feira (12) em Campo Grande (MS), onde o presidente participou de evento comemorativo ao embarque do primeiro lote de proteína animal exportada para a China, a partir da fábrica JBS. Em março, o país asiático habilitou 38 novas plantas para receber carne importada do Brasil.

Com isso, o total de plantas habilitadas para operar na China passou de 107 para 145. Destas, 24 são voltadas ao processamento de carne bovina; oito de frangos; um estabelecimento de termo processamento de bovinos; e cinco entrepostos.

Segundo o Planalto, somadas, essas unidades vão gerar um incremento de R$ 10 bilhões na balança comercial brasileira ao longo dos próximos 12 meses. O Mato Grosso do Sul tinha apenas três frigoríficos habilitados para exportar para a China. Agora são sete.

Círculo virtuoso

“Vocês estão percebendo que a economia brasileira voltou a crescer. Estão percebendo que a inflação voltou a cair e que a massa salarial votou a crescer. Antes, 80% dos acordos salariais nesse país eram abaixo da inflação. Hoje 87% é acima da inflação. E vocês estão percebendo que o salário mínimo voltou a subir”, discursou o presidente ao destacar que o crescimento de 11.7% na renda familiar é o maior em 28 anos.

Lula acrescentou que, quando o trabalhador ganha mais, vira consumidor. “E na hora que vira consumidor, vai mais nas lojas e supermercados para comprar. Aí, a loja encomenda mais da fábrica e a fábrica produz mais. É um círculo virtuoso de geração de oportunidade para todos”.

“Mas para isso, precisamos ter empresários que façam investimentos; precisamos ter países parceiros que comprem nossas coisas. É assim que o Brasil se transformará, um dia, em uma economia verdadeiramente rica e não dividida entre pobres e ricos. A gente quer uma sociedade de classe média”, completou ao reforçar que cabe ao Estado oferecer condições adequadas para esse cenário.

Infraestrutura

Segundo a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, os investimentos que vêm sendo feito na infraestrutura do país fazem parte dessa estratégia de desenvolvimento associado à justiça social, defendida pelo governo.

“Essa planta [frigorífico onde ela e Lula estavam, de onde foi enviado o primeiro lote de carne para a China] significa mais exportação, e esse evento significa abrir o mercado brasileiro para o mundo. Exportar significa mais empregos gerados, mais renda no comércio e, consequentemente, mais empregos sendo gerados, numa economia circular”, disse a ministra ao lembrar que cerca de R$ 70 bilhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) são investidos em infraestrutura.

Ao apontar para um mapa com rotas de escoamento da produção brasileira, Simone Tebet disse que, de um tempo para cá, boa parte do PIB ( Produto Interno Bruto – Somas das riquezas produzidas no país) brasileiro se concentrou no Centro-Oeste brasileiro e em partes do Norte e do Sul do país.

Atalho para a China

“Quando olhamos o mapa, vemos que é muito mais rápido e lucrativo exportar pelo Oceano Pacífico. Há uma rota de integração que vai permitir à JBS e aos produtos que plantamos; à agricultura familiar; à pecuária do agronegócio possam chegar mais rápido e mais barato para China”, disse.

“Esta rota já está [praticamente] pronta. Do lado do Brasil, falta a ponte em Porto Murtinho, que o presidente Lula inaugura no segundo semestre do ano que vem. Em 2025 começa também a construção, pelo PAC, de mais de R$ 400 milhões para interligar o asfalto da [BR] 419”, acrescentou.

Segundo a ministra, com a conclusão dessas obras, esse produtos não precisarão mais ir para os portos do Atlântico. “Vão poder chegar numa distância inferior a 10 mil quilômetros para chegar na China. Estamos falando em diminuir a rota em até 21 dias, o que significa que os produtos vão poder ter entregues mais barato”, completou.

Fonte: Agência Brasil

12 de abril de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
Setor de Serviços recua 0,9% após três meses de alta
Economia

Setor de Serviços recua 0,9% após três meses de alta

by Evidencias 12 de abril de 2024
written by Evidencias

No acumulado nos últimos 12 meses o índice ficou em 2,2%, diz IBGE

Setor de Serviços recua 0,9% após três meses de alta
© Fernando Frazão/Agência Brasil

A atividade do setor de serviços no Brasil apresentou recuo 0,9% na passagem de janeiro para fevereiro de 2024, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta sexta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com Luiz Almeida, analista da pesquisa, o resultado é fruto de um movimento de compensação após meses de alta.ebcebc

“É uma descontinuação dos ganhos anteriores. Como observamos, por exemplo, na atividade de profissionais, administrativos e complementares”, afirma o técnico do IBGE.

Além desse grupo, a queda se deu no setor de informação e comunicação (-1,5%)  transportes (-0,9%) e outros serviços (-1,0%). Apenas as atividades de serviços prestados às famílias registraram variação positiva, de 0,4%.

Alta em 12 meses

A queda de fevereiro se dá após três meses de alta, e o volume de serviços se manteve 11,6% acima do nível pré-pandemia. No acumulado do primeiro bimestre de 2024, o volume de serviços cresceu 3,3% frente ao mesmo período do ano passado, e fevereiro de 2024 ficou 2,5% acima de fevereiro de 2023. No acumulado nos últimos 12 meses ficou em 2,2%.

Turismo

Outro ponto informado pelo IBGE foi a queda do índice de atividades turísticas, que recuou 0,8% em fevereiro, na comparação com janeiro. Foi o segundo desempenho negativo seguido, com perda acumulada de 1,8%.

Fonte: Agência Brasil

12 de abril de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
Notícias de Saúde

Omcilon A Orabase: para que serve e como usar

by Evidencias 12 de abril de 2024
written by Evidencias

Omcilon A Orabase é um medicamento utilizado para tratar inflamações e úlceras na boca, proporcionando alívio imediato. Deve ser aplicado diretamente no local afetado, seguindo as instruções médicas.

Omcilon A Orabase: para que serve e como usar

Omcilon A Orabase é um medicamento tópico amplamente utilizado para o tratamento de lesões e inflamações da mucosa oral. Sua fórmula contém triancinolona acetonida, um corticoide potente que apresenta propriedades anti-inflamatórias e imunossupressoras. Neste artigo, vamos explorar os benefícios e indicações do Omcilon A Orabase, além de discutir como usá-lo corretamente.

Alívio da dor e inflamação

Omcilon A Orabase é frequentemente prescrito por dentistas e médicos para o tratamento de diversas condições bucais, como úlceras aftosas, estomatite, gengivites, alveolites pós-extração dentária e outras lesões inflamatórias. A triancinolona acetonida presente no medicamento atua inibindo a ação de mediadores inflamatórios, reduzindo assim a dor e o inchaço no local afetado.

Proteção e regeneração da mucosa oral

Além de aliviar a dor e a inflamação, o Omcilon A Orabase também age como um protetor da mucosa oral, formando uma camada viscosa sobre as lesões existentes. Essa camada cria um ambiente favorável para a recuperação da mucosa, acelerando a cicatrização e prevenindo possíveis infecções secundárias.

Modo de uso do Omcilon A Orabase

Antes de usar o Omcilon A Orabase, é fundamental ler atentamente as instruções presentes na bula do medicamento e seguir as orientações do profissional de saúde. Geralmente, o produto é aplicado sobre a lesão bucal, com o auxílio de uma haste de algodão ou com um pequeno aplicador específico. É importante lavar bem as mãos antes da aplicação para evitar contaminação.

Posologia e duração do tratamento

A posologia e a duração do tratamento com Omcilon A Orabase devem ser determinadas pelo dentista ou médico, levando em consideração a gravidade da lesão e a resposta individual de cada paciente. Em geral, recomenda-se aplicar uma fina camada do produto sobre a área afetada duas ou três vezes ao dia. É importante não ultrapassar a quantidade prescrita, pois o uso excessivo pode levar a efeitos colaterais indesejados.

Precauções e efeitos colaterais

Embora o Omcilon A Orabase seja um medicamento de uso tópico, é importante destacar algumas precauções para garantir a segurança e eficácia do tratamento. Mulheres grávidas, lactantes ou pessoas com hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula devem evitar o uso do medicamento. Além disso, o uso prolongado ou em doses muito elevadas pode levar a efeitos colaterais como o afinamento da pele, atraso na cicatrização, irritação e sensibilização local.

Conclusão

O Omcilon A Orabase é um valioso aliado no tratamento de lesões e inflamações da mucosa oral. Seu uso adequado e seguindo as orientações do profissional de saúde pode proporcionar alívio da dor, redução da inflamação e acelerar a cicatrização. No entanto, é fundamental lembrar que o uso do medicamento deve ser supervisionado pelo dentista ou médico, que irá determinar a posologia e a duração do tratamento mais adequadas para cada caso específico.

Este conteúdo não deve ser usado como consulta médica. Para melhor tratamento, faça uma consulta com um médico.

12 de abril de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
Notícias de Saúde

9 Sintomas de água no pulmão (e como confirmar)

by Evidencias 12 de abril de 2024
written by Evidencias

A presença de água nos pulmões pode causar sintomas como falta de ar, tosse persistente, cansaço e inchaço nas pernas. Para confirmar o diagnóstico, são realizados exames como radiografia de tórax ou tomografia computadorizada.

Sintomas de água no pulmão

A água no pulmão, também conhecida como edema pulmonar, é uma condição grave que pode afetar a capacidade dos pulmões de funcionar adequadamente. Essa condição ocorre quando o excesso de líquido se acumula nos tecidos pulmonares, dificultando a troca de oxigênio e dióxido de carbono. A seguir, listamos os principais sintomas dessa condição:

1. Dificuldade respiratória intensa: a dificuldade para respirar é um dos sintomas mais comuns de água no pulmão. A pessoa afetada pode sentir falta de ar, mesmo em repouso, e isso piora ao deitar ou praticar atividades físicas.

2. Tosse persistente: a tosse é outro sintoma frequente de água no pulmão. Pode ser uma tosse seca ou com produção de muco espumoso e rosado.

3. Chiado no peito: o chiado no peito é um sinal de que os pulmões estão com dificuldades para funcionar corretamente. Esse som agudo é resultado do estreitamento das vias respiratórias causado pelo acúmulo de líquido.

4. Respiração rápida e superficial: pessoas com água no pulmão costumam apresentar uma respiração rápida e superficial, como se estivessem ofegantes. Isso ocorre devido à dificuldade de ventilação adequada dos pulmões.

5. Fadiga e fraqueza geral: a falta de oxigenação adequada pode levar à fadiga e fraqueza física. A pessoa pode se sentir cansada mesmo após períodos curtos de atividade.

6. Coloração azulada da pele e lábios: quando os pulmões não conseguem oxigenar o sangue adequadamente, ocorre uma diminuição na quantidade de oxigênio presente na corrente sanguínea. Esse fator pode causar uma coloração azulada nos lábios e na pele.

7. Sudorese excessiva: a sudorese excessiva é comum em pessoas com água no pulmão. Isso ocorre devido à ativação do sistema nervoso simpático como resposta à falta de oxigenação.

8. Ansiedade e confusão mental: a falta de oxigênio também pode afetar o sistema nervoso central, levando a sintomas neurológicos, como ansiedade e confusão mental.

9. Aumento do batimento cardíaco: a pressão exercida pelos pulmões comprometidos pode levar a um aumento dos batimentos cardíacos como uma tentativa de compensar a falta de oxigenação.

Como confirmar o diagnóstico

A identificação precisa e precoce da água no pulmão é fundamental para um tratamento adequado e eficaz. Alguns exames e procedimentos podem ser realizados para confirmar o diagnóstico, tais como:

1. Radiografia de tórax: esse exame é capaz de identificar a presença de líquido nos pulmões e a gravidade da condição. Pode mostrar um padrão reticular difuso, indicando a presença de edema pulmonar.

2. Ecocardiograma: esse exame utiliza ultrassom para avaliar o funcionamento do coração e verificar se a água no pulmão é causada por problemas cardíacos. Pode mostrar a presença de insuficiência cardíaca como causa do edema pulmonar.

3. Gasometria arterial: essa análise de sangue mede os níveis de oxigênio e dióxido de carbono presentes no sangue e auxilia na identificação da gravidade do edema pulmonar.

4. Exames de sangue: podem ser solicitados exames para verificar a função renal, níveis de eletrólitos e avaliar possíveis infecções que possam ter contribuído para o acúmulo de líquido nos pulmões.

5. Cateterização cardíaca: em casos mais graves, pode ser necessário realizar uma cateterização cardíaca para avaliar a função cardíaca e pressões nos diferentes compartimentos do coração.

O que fazer

Ao apresentar sintomas de água no pulmão, é fundamental buscar atendimento médico imediato. O tratamento irá depender da causa subjacente e da gravidade da condição. No entanto, algumas medidas gerais podem ser tomadas:

1. Repouso e elevação das pernas: o repouso é essencial para aliviar o esforço realizado pelos pulmões. Elevar as pernas pode ajudar a reduzir o acúmulo de líquido nas extremidades inferiores.

2. Oxigênio suplementar: a administração de oxigênio suplementar pode ajudar a melhorar a oxigenação e aliviar os sintomas respiratórios.

3. Medicamentos diuréticos: diuréticos podem ser prescritos para ajudar a eliminar o excesso de líquido do corpo, reduzindo o acúmulo nos pulmões.

4. Antibióticos: caso a água no pulmão seja causada por uma infecção pulmonar, antibióticos podem ser necessários para tratar a causa subjacente.

5. Tratamento da causa subjacente: identificar e tratar a causa subjacente é essencial para prevenir a recorrência da água no pulmão.

Em conclusão, a água no pulmão é uma condição grave que pode afetar a capacidade respiratória e a oxigenação do organismo. É importante reconhecer os sintomas e buscar atendimento médico para um diagnóstico preciso e tratamento adequado. A prevenção e o controle de fatores de risco, como hipertensão e doenças cardíacas, são fundamentais para evitar complicações.

Este conteúdo não deve ser usado como consulta médica. Para melhor tratamento, faça uma consulta com um médico.

12 de abril de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
ANP aprova adição obrigatória de corante ao óleo diesel marítimo
Economia

ANP aprova adição obrigatória de corante ao óleo diesel marítimo

by Evidencias 11 de abril de 2024
written by Evidencias

Objetivo da medida é evitar a comercialização irregular do produto

ANP aprova adição obrigatória de corante ao óleo diesel marítimo
© Saulo Cruz/MME

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou, nesta quinta-feira (11), a revisão da Resolução 903, de 2022, que dispõe sobre as especificações dos combustíveis de uso aquaviário e suas regras de comercialização.ebcebc

A resolução da ANP foi alterada para incluir a obrigatoriedade de adição de corante ao óleo diesel marítimo comercializado na Região Norte, que é facultada em outras regiões do país.

Em nota, a agência explica que o objetivo da alteração é diferenciar, visualmente, o óleo diesel marítimo do óleo diesel rodoviário S10 e, desse modo, coibir a comercialização irregular do produto. O objetivo é evitar que o combustível marítimo, de menor preço, seja vendido como se fosse o rodoviário, “o que poderia estimular a obtenção de vantagens financeiras indevidas por agentes econômicos”.

Os estudos foram conduzidos pelo Centro de Pesquisas e Análises Tecnológicas da Agência (CPT), e os resultados apontaram para a utilização do corante de coloração violeta.

O uso do diesel marítimo em vez do óleo diesel rodoviário em veículos pode gerar maior emissão de gases resultantes da queima do combustível. Os dois produtos têm especificações distintas, e o uso do diesel marítimo em veículos automotores pode causar problemas, especialmente nos sistemas de pós-tratamento de emissões. Isso porque o diesel marítimo poder conter até 0,5 % de enxofre (5.000 mg/kg), teor prejudicial ao funcionamento desses sistemas.

Fonte: Agência Brasil

11 de abril de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
Governo cria secretaria para fiscalização das apostas esportivas
Economia

Regulação de apostas online será concluída até julho

by Evidencias 11 de abril de 2024
written by Evidencias

Cronograma do Ministério da Fazenda prevê quatro fases

Regulação de apostas online será concluída até julho
© Joédson Alves/Agência Brasil

A regulamentação do mercado de apostas online será concluída até o início do segundo semestre. A estimativa consta em cronograma publicado pela Secretaria de Prêmios e Apostas (SPA) do Ministério da Fazenda, que estabelece quatro etapas para a regulamentação.ebcebc

Segundo a Portaria 561 da SPA, a primeira fase irá até o fim deste mês.  A segunda fase irá até o fim de maio. A terceira, até o fim de junho. E a quarta e última fase tem a conclusão prevista para o fim de julho.

Na primeira etapa, as portarias estabelecerão as regras gerais dos meios de pagamento; os requisitos técnicos e de segurança dos sistemas de apostas; e as regras, condições e abertura do pedido de autorização para exploração comercial das apostas de quota fixa em todo o país.

Conforme o Ministério da Fazenda, as normas complementarão a portaria com as regras para as empresas de auditoria das apostas online, publicada em fevereiro.

Na segunda fase, em maio, a SPA publicará as portarias sobre lavagem de dinheiro e outros delitos. Também serão divulgadas as regras sobre disposições legais e direitos dos apostadores a serem observadas pelos operadores. Por fim, serão definidos os requisitos e os procedimentos de habilitação dos estúdios de jogo ao vivo e dos jogos online.

Em junho, o Ministério da Fazenda editará portarias com os requisitos técnicos e de segurança dos jogos online e com as regras de monitoramento e de fiscalização da atividade. Outra portaria detalhará os procedimentos para a aplicação de sanções administrativas para o descumprimento de regras de exploração comercial.

A fase final do cronograma, em julho, prevê mais duas portarias. A primeira definirá o conceito de jogo responsável, com diretrizes e práticas para monitorar e prevenir o jogo patológico, dentre outras medidas. A segunda detalha os procedimentos efetivar as destinações sociais, assegurando que as contribuições da indústria das apostas beneficiem a sociedade de maneira transparente.

Segundo o Ministério da Fazenda, o cronograma define uma estrutura para a regulação do setor de apostas eletrônicas e representa um avanço considerável na gestão e supervisão desse setor. “A portaria [com o cronograma] oferece segurança jurídica, garante previsibilidade e eficiência ao processo de regulamentação, e assim, solidifica as bases para um ambiente de apostas estável e confiável no Brasil”, destacou a pasta em nota.

Fonte: Agência Brasil

11 de abril de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
Notícias de Saúde

Neurite vestibular: o que é, sintomas, causas e tratamento

by Evidencias 11 de abril de 2024
written by Evidencias

A Neurite vestibular é uma inflamação no nervo vestibular, responsável pelo equilíbrio. Os sintomas incluem tontura intensa, vertigem e desequilíbrio. Pode ser causada por infecções virais ou bacterianas. O tratamento envolve repouso, medicamentos para aliviar os sintomas e fisioterapia.

Neurite vestibular: o que é, sintomas, causas e tratamento

A neurite vestibular é uma condição que afeta o sistema vestibular, responsável pelo equilíbrio e orientação espacial do corpo. Essa patologia ocorre quando há inflamação do nervo vestibular, que está conectado ao ouvido interno e ao cérebro.

Sintomas da neurite vestibular

Os sintomas da neurite vestibular podem variar de pessoa para pessoa, mas geralmente incluem:

1. Vertigem intensa: A vertigem é a sensação de tontura ou de que tudo ao redor está girando. Essa é uma das manifestações mais comuns da neurite vestibular e pode ser bastante incapacitante.

2. Náuseas e vômitos: Devido à intensa tontura, muitos pacientes com neurite vestibular acabam apresentando náuseas e vômitos, impactando significativamente sua qualidade de vida.

3. Desequilíbrio e dificuldade de coordenação: A inflamação no nervo vestibular interfere no funcionamento correto do sistema de equilíbrio, causando instabilidade e dificuldades motoras.

4. Perda de audição transitória: Em alguns casos, a neurite vestibular pode estar associada a uma perda temporária da audição. Essa manifestação é conhecida como neurite vestibular com déficit auditivo.

Causas da neurite vestibular

Embora a neurite vestibular possa ocorrer sem uma causa aparente, em muitos casos ela está relacionada a infecções virais, especialmente aquelas causadas por vírus da família do herpes. Alguns estudos também sugerem que fatores autoimunes podem desempenhar um papel importante no desenvolvimento dessa condição.

Tratamento da neurite vestibular

O tratamento da neurite vestibular depende da gravidade dos sintomas e das necessidades individuais de cada paciente. Alguns dos recursos terapêuticos utilizados incluem:

1. Medicamentos para controlar os sintomas: Para aliviar a tontura e náuseas, o médico pode prescrever medicamentos como anti-histamínicos, antieméticos ou benzodiazepínicos.

2. Reabilitação vestibular: A reabilitação vestibular é um tratamento que visa melhorar a funcionalidade do sistema vestibular e reduzir os sintomas relacionados à neurite. Essa abordagem utiliza exercícios específicos para estimular a recuperação e readaptação do equilíbrio.

3. Repouso e cuidados gerais: Durante o período de crise da neurite vestibular, é importante que o paciente descanse e evite atividades físicas intensas. Além disso, medidas como manter-se hidratado, evitar estímulos visuais excessivos e adotar uma alimentação equilibrada podem contribuir para o bem-estar.

4. Tratamento da causa subjacente: Se a neurite vestibular estiver associada a uma infecção viral, o tratamento pode envolver o uso de medicamentos antivirais. Em casos de fatores autoimunes, terapias imunossupressoras podem ser necessárias.

Em suma, a neurite vestibular é uma condição que pode interferir significativamente na qualidade de vida dos indivíduos, devido aos sintomas como vertigem intensa, náuseas e dificuldade de equilíbrio. É fundamental buscar atendimento médico para um diagnóstico adequado e, assim, iniciar o tratamento adequado para aliviar os sintomas e promover a recuperação. Através de medicamentos, reabilitação vestibular e cuidados gerais, é possível controlar os sintomas da neurite vestibular e retornar às atividades cotidianas com mais conforto e segurança.

Este conteúdo não deve ser usado como consulta médica. Para melhor tratamento, faça uma consulta com um médico.

11 de abril de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
BC lança moeda comemorativa dos 200 anos da Constituição de 1824
Economia

BC lança moeda comemorativa dos 200 anos da Constituição de 1824

by Evidencias 11 de abril de 2024
written by Evidencias

Destinadas a colecionadores, moedas de prata serão vendidas por R$ 440

BC lança moeda comemorativa dos 200 anos da Constituição de 1824
© BACEN

Os colecionadores poderão comprar, a partir desta quinta-feira (11), uma moeda de prata em comemoração aos 200 anos da primeira Constituição brasileira. Produzida em prata, a peça terá valor de face de R$ 5, mas será vendida por R$ 440.ebcebc

A venda será feita exclusivamente pelo site Clube da Medalha, mantido pela Casa da Moeda. Segundo o Banco Central (BC), inicialmente serão produzidas 3 mil unidades. Dependendo do sucesso, o número poderá subir para até 10 mil peças.

O anverso (frente) da moeda apresenta o livro da primeira Constituição brasileira aberto com as páginas retratadas em cor sépia, que representa a passagem do tempo. A pena estilizada e o texto manuscrito remetem à forma como o livro, há 200 anos, foi redigido. Essa é a primeira vez que o recurso da cor é utilizado em uma moeda de prata no Brasil.

O reverso (parte de trás) mostra o prédio do Congresso Nacional, símbolo do Poder Legislativo. O conjunto arquitetônico do Congresso, composto por duas cúpulas, uma voltada para cima e outra para baixo, representa o Poder Legislativo bicameral, modelo proposto já na primeira Carta Magna do Brasil, com as duas Câmaras, de deputados e de senadores, que formavam a Assembleia Geral.

A moeda comemorativa foi lançada em evento no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, num evento com a presença de representantes do BC, da Casa da Moeda e da Câmara.

Constituição outorgada

A Constituição de 1824 foi outorgada pelo imperador Dom Pedro I, em meio à falta de acordo na Assembleia Constituinte do ano anterior. Essa foi a Constituição mais longeva da história do Brasil, durante 65 anos.

Ao outorgar a Constituição, o monarca impôs sua vontade e estabeleceu quatro Poderes: Executivo, Legislativo, Judiciário e Moderador, representado pelo próprio imperador e acima dos demais Poderes. Com atribuições diversas e amplos poderes ao imperador, a Constituição estabeleceu uma monarquia hereditária.

Apesar de traços que ficaram ultrapassados, como a monarquia, a Constituição de 1824 estabeleceu legados que perduram até hoje na administração pública brasileira. O texto estabeleceu o Poder Legislativo bicameral, com a coexistência da Câmara dos Deputados e do Senado. No Poder Judiciário, criou o Supremo Tribunal de Justiça, que mudou de nome e atualmente se chama Supremo Tribunal Federal.

Durante o evento de lançamento, o diretor de Administração do Banco Central, Rodrigo Alves Teixeira, disse que a moeda comemorativa representa uma contribuição para que a lembrança da primeira Constituição se torne “perene” na memória nacional.

“O Banco Central está lançando hoje uma moeda comemorativa, homenageando, ao mesmo tempo, as duas câmaras do Poder Legislativo e o texto legal que os deu origem. Presente e passado se encontram nessa moeda, que, de um lado, mostra o Palácio do Congresso Nacional, símbolo do Poder Legislativo; e, de outro, o livro aberto da primeira Constituição, com a pena, como foi escrito 200 anos atrás”, afirmou.

Fonte: Agência Brasil

11 de abril de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
Consórcio Infraestrutura MG vence leilão de relicitação da BR-040
Economia

Consórcio Infraestrutura MG vence leilão de relicitação da BR-040

by Evidencias 11 de abril de 2024
written by Evidencias

Concessão é pelo período de 30 anos e engloba trecho de 232,1 km

Consórcio Infraestrutura MG vence leilão de relicitação da BR-040
© Arquivo/Agência Brasil

O Consórcio Infraestrutura MG venceu o leilão de relicitação da BR-040, no trecho que liga Belo Horizonte a Juiz de Fora, em Minas Gerais. O leilão foi realizado na tarde de hoje (11) na sede da B3, em São Paulo, e contou com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho.ebcebc

O consórcio ofereceu o maior valor de desconto para o pedágio, com a proposta de desconto de 11,21% sobre a tarifa base. Também participaram do certame o Consórcio Vetor Norte, que ofereceu desconto de 0%, e a CCR, com a proposta de 1% de desconto. Uma quarta empresa havia manifestado interesse em participar do leilão, mas foi desclassificada por não estar em conformidade com as cláusulas do edital.

“O resultado nos traz forte motivação e estamos muito preparados para a implementação dessa nova concessionária. A continuidade do programa federal do programa de concessão de rodovias, com mais esse evento hoje, é de fundamental relevância para o Brasil e deverá prover benefícios permanentes aos usuários da BR-040 entre Belo Horizonte e Juiz de Fora”, disse José Carlos Cassaniga, presidente do grupo EPR, que integra o consórcio vencedor.

Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), responsável pelo leilão, este foi o certame mais concorrido desde 2018. Foi também a primeira relicitação realizada pela ANTT, já que este trecho havia sido concedido à iniciativa privada, mas foi devolvido ao poder público em 2017.

Atualmente, o trecho é administrado pela concessionária Via 040. Desde 2014, ela responde pela rodovia na extensão que vai de Juiz de Fora até Brasília. O contrato firmado previa, entre outras coisas, que fossem duplicados mais 714,5 km da rodovia nos primeiros cinco anos. Segundo um relatório do Tribunal de Contas da União (TCU), até 2020, houve obras de duplicação em apenas pouco mais de 70 km.

Em 2017, a Via 040 alegou dificuldades financeiras e manifestou o desejo de devolver a concessão. Dois anos depois, um pedido para relicitação do trecho sob sua responsabilidade foi aprovado pela ANTT.

Na B3, o ministro Renan Filho, disse que a BR-040 é uma das mais importantes do país e foi aberta ainda no Brasil Império. “É uma das mais representativas do país pela sua história, pelas regiões que ela corta [Distrito Federal, Minas Gerais e Rio de Janeiro] e pela importância econômica que possui. Para nós todos do ministério esse é um dia feliz e exitoso. Essa é a primeira relicitação que chega ao final”, afirmou.

Segundo o ministro, neste ano ainda serão realizados mais cinco leilões de rodovias mineiras e a meta do governo federal é realizar 35 novos leilões em todo o país. “Oito deles [propostas de leilões] já estão no TCU [em avaliação pelo Tribunal de Contas da União], em fase final.”

A concessão

A concessão é pelo período de 30 anos e engloba um trecho de 232,1 km da BR-040/MG. O projeto prevê investimentos de cerca de R$ 8,7 bilhões, abrangendo 163,9 km de duplicações, 42 km de faixas adicionais, 15,3 km de vias marginais, 14,2 km de ciclovias, oito passarelas, 57 pontos de ônibus, cinco postos da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e um ponto de parada e descanso para motoristas profissionais.

A concessão prevê ainda o Desconto para Usuários Frequentes (DUF) e a opção de pagamento automático para motoristas, com o uso de TAG’s. Os usuários frequentes são aqueles que utilizam apenas trechos da rodovia várias vezes por mês, como ocorrem com cidadãos que moram e trabalham em cidades próximas.

Fonte: Agência Brasil

11 de abril de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
Varejo cresce 1% em fevereiro e atinge patamar recorde, diz IBGE
Economia

Varejo cresce 1% em fevereiro e atinge patamar recorde, diz IBGE

by Evidencias 11 de abril de 2024
written by Evidencias

Em janeiro foi registrado crescimento de 2,8%

Varejo cresce 1% em fevereiro e atinge patamar recorde, diz IBGE
© Paulo Pinto/Agência Brasil

O volume de vendas do comércio varejista cresceu 1% no país, em fevereiro deste ano, na comparação com o mês anterior. Essa é a segunda alta consecutiva do setor, que havia apresentado crescimento de 2,8% em janeiro.ebcebc

Com o resultado o setor atingiu o maior patamar da série histórica, iniciada em janeiro de 2000, superando o recorde anterior, de outubro de 2020.

Segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o varejo cresceu 8,2% na comparação com fevereiro de 2023, 6,1% no acumulado do ano e 2,3% ao longo de 12 meses.

Na comparação com janeiro deste ano, seis das oito atividades do varejo cresceram: artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (9,9%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (4,8%), livros, jornais, revistas e papelaria (3,2%), móveis e eletrodomésticos (1,2%), equipamentos e material para escritório informática e comunicação (0,5%) e tecidos, vestuário e calçados (0,3%).

A receita nominal também cresceu: 1,2% na comparação com janeiro deste ano, 10,9% em relação a fevereiro do ano passado, 8,2% no acumulado do ano e 3,6% ao longo de 12 meses.

Varejo ampliado

O varejo ampliado, que inclui materiais de construção e venda de veículos e peças, cresceu 1,2% na passagem de janeiro para fevereiro. O comércio de veículos, motos, partes e peças cresceu 3,9% no período, enquanto os materiais de construção recuaram 0,2%.

Na comparação com fevereiro do ano passado, o varejo ampliado cresceu 9,7%. O setor também apresenta altas no acumulado do ano (8,2%) e acumulado de 12 meses (3,6%). A receita nominal avançou 1,6% na comparação com janeiro, 11,9% em relação a fevereiro de 2023, 10,1% no acumulado do ano e 5,7% ao longo dos 12 meses.

 

Fonte: Agência Brasil

11 de abril de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
Newer Posts
Older Posts

Novos Artigos

  • Gramado: sofisticação, natureza e experiências únicas na Serra Gaúcha

  • Super Cart: Construindo um ecossistema de compras digitais mais envolvente por meio do valor comportamental

  • Visualizações para Reels: o que avaliar antes de contratar

  • Service em Primeiro Lugar, Presença Local: GAC Estabelece um Novo Padrão Global de Confiança do Cliente

  • Captura precisa orientada por dados: como a Futurionex alimenta o cérebro decisório de IA quantitativa?

  • HOSPITALAR 2026: AOQUN BRUSH, fornecedora de 20 empresas da Fortune Global 500, torna-se uma nova opção para a cadeia de suprimentos médica na América Latina

  • Como a capacidade de high frequency trading pode melhorar a experiência dos investidores, a Futurionex apresenta uma nova resposta em sua plataforma

Top 5 do Mês

  • 1

    Como a capacidade de high frequency trading pode melhorar a experiência dos investidores, a Futurionex apresenta uma nova resposta em sua plataforma

  • 2

    22:23 Significado: O que quer dizer essa hora?

  • 3

    Super Cart: Construindo um ecossistema de compras digitais mais envolvente por meio do valor comportamental

  • 4

    Isoniazida com Rifampicina: mecanismo de ação e efeitos colaterais

  • 5

    Tocoferol – O que é? Para que serve? Beneficios

©2023 Evidencias – Todos os direitos reservados

Rss
Evidências