Workshop destaca pontos principais em uma revisão sistemática de Literatura

Workshop destaca pontos principais em uma revisão sistemática de Literatura

Capacitar profissionais da saúde para conduzir, analisar e avaliar esta categoria inovadora de estudos. Este foi o objetivo do 1º Workshop sobre Revisão Sistemática de Literatura de Evidências do Mundo Real (RWE) realizado pela Evidências - Kantar Health no dia 14 de setembro em São Paulo. O encontro reuniu cerca de 30 gestores, diretores de Acesso, Pesquisa Clínica, auditores, dentre outros.

No workshop, foram abordados os conceitos e os desafios na realização de uma revisão sistemática da literatura de dados do mundo real (RWD), além de ser compartilhada toda a experiência da Evidências – Kantar Health em favor de uma melhor tomada de decisão científica.

De acordo com a International Society For Pharmacoeconomics and Outcomes Research (ISPOR), o termo RWD é definido como elementos utilizados para a tomada de decisão que não são avaliados por ensaios controlados randomizados convencionais. RWD são coletados de várias fontes, tais como pesquisas de saúde, registros de saúde eletrônicos, dados administrativos e ensaios clínicos pragmáticos. Esta categoria de estudos é atualmente utilizada para descrever diferentes doenças e características de tratamento. Tipos de evidências de mundo real são amplas e utilizam métodos ​​de acordo com os objetivos dos estudos.

Saiba mais: Revisão sistemáticas da literatura, amplo acesso as bases de dados locais

Já a crescente demanda de Real World Evidence (RWE) para orientação da tomada de decisões em saúde destacou a necessidade de desenvolver revisões sistemáticas de literatura, que reúnam e avaliem todos os dados disponíveis. A falta de diretrizes publicadas para orientar esse tipo de pesquisa impõe barreiras ao seu desenvolvimento. Assim, etapas essenciais como a definição de uma pergunta, identificação de estudos, decisão dos desfechos analisados e a extração correta dos dados, podem se tornar grandes desafios.

Passo a passo

Eloisa Moreira, diretora de Pesquisa Clínica da Evidências – Kantar Health, iniciou o curso abordando os conceitos essenciais, aplicações dos estudos, principais desafios e limitações enfrentadas para desenvolvimento de RWE.

Após discussão sobre base, foi a vez de Renato Oliveira, especialista de Pesquisa Clínica, abordar sobre a importância de definir uma pergunta clara de pesquisa, tendo como base  critérios que reflitam o objetivo do estudo.

Renato Oliveira, especialista de Pesquisa Clínica

Diego Kashiura, Consultor de HEOR da Evidências – Kantar Health, ajudou a definir uma estratégia de busca que seja eficiente e ajude a identificar estudos. Além disso, Kashiura discutiu maneiras de se realizar uma revisão sistemática e maneiras mais fáceis de filtra-las.

Luciano Paladini, médico analista da Evidências – Kantar Health, possui vasta experiência em revisão sistemática na empresa. E foi responsável por palestrar sobre a qualidade de avaliação em uma revisão e juntamente com Teresa Lemmer, gerente de HEOR, demostrou uma ferramenta validada para avaliar a qualidade metodológica dos estudos.

Após uma busca correta, Ricardo Saad, Consultor de HEOR, abordou sobre como avaliar a qualidade dos estudos encontrados. Saad também ajudou a construir um formulário de extração de dados que ajude na organização.

Ricardo Saad, Consultor de HEOR

E por fim, Ricardo Coutinho, médico analista da Evidências – Kantar Health, destacou como analisar ou descrever claramente os resultados encontrados.

Ricardo Coutinho, médico analista da Evidências – Kantar Health

“O assunto de revisão sistemática possui vários desafios por se tratar de uma questão ampla mas também muito especifica”, declara Moacir Ramos, assessor de medicina baseada em evidências da Unimed Curitiba. “Uma boa revisão sistemática bem estrutura facilita muito o trabalho e a velocidade de resposta para o demandador”.

Para Mayara Piani, Consultora de estatística e pesquisa de mercado da Proestat, o workshop atendeu as expectativas ajudando a entender conceitos básicos da revisão sistemática. “Eventos como esse servem para alinhar todos que trabalham nessa área da saúde. A necessidade de combinar resultados em uma forma só é um dos maiores desafios”.

Otávio Clark, CEO da Evidências – Kantar Health

Este foi o 1º de uma série de workshops sobre Revisão Sistemática que a Evidências – Kantar Health pretende realizar. “Discutir e conhecer cada vez mais sobre revisões sistemáticas é muito importante pois é através de evidências que nós oferecemos dados abrangentes para atender as necessidades no mercado e ajudá-lo a ter uma visão completa da saúde no Brasil”, declara Otávio Clark, CEO da Evidências – Kantar Health. 

Filtrar
Newsletter

Assine nossa Newsletter para receber notícias e informações da Evidências.

Veja também