Prazo para submeter contribuição para o Rol 2018 acaba dia 30 de agosto

Prazo para submeter contribuição para o Rol 2018 acaba dia 30 de agosto

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) disponibiliza até o dia 30 de agosto a contribuição de necessidades não atendidas a serem incorporadas no rol 2018. O rol de procedimentos é a cobertura mínima obrigatória a ser oferecida pelas operadoras de planos privados de saúde, válida para todos os planos novos desde 1999. A cada dois anos, a ANS é responsável pela atualização e elaboração do novo rol. “A revisão do rol de procedimentos é um processo democrático em que a sociedade pode e deve participar", afirma Valéria Clemente, diretora de projetos e acesso ao mercado da Evidências – Kantar Health.

A consulta ao rol é pública e aberta para a participação de todos, porém, para incluir alguma demanda ou processo que ainda não faz parte da cobertura dos planos de saúde, a solicitação deverá ser submetida através da sociedade médica ou membros do Comitê Permanente de Regulação da Atenção à Saúde (COSAUDE) por meio de preenchimento online do formulário de entrada e encaminhado ao grupo técnico. Para isso, existem alguns critérios estipulados por uma comissão técnica da ANS, como por exemplo, a inclusão de dados epidemiológicos relativos às patologias tratadas com o uso da tecnologia; ausência de outras tecnologias já incorporadas que desempenhem a mesma função; a avaliação e aprovação da tecnologia feita pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC), dentre outras.

Os tipos de contribuição que podem ser incluídas no novo rol são: inclusão ou exclusão de procedimento e a inclusão, exclusão ou alteração de diretriz de utilização. "A revisão do rol de procedimentos é uma ferramenta que avalia a incorporação de tecnologias efetivas, mas que também deve avaliar a desincorporação de tecnologias obsoletas que adicionam custo e desperdício ao sistema de saúde suplementar e riscos desnecessários aos pacientes” declara Clemente.

Após avaliar as contribuições enviadas, o grupo técnico da ANS irá disponibilizar a consulta pública no site da COSAUDE.
 
Para mais informações, baixe o PDF abaixo. 

Filtrar
Newsletter

Assine nossa Newsletter para receber notícias e informações da Evidências.

Veja também