Modelo de impacto orçamentário feito pela Evidências – Kantar Health é um dos destaques da ISPOR Europa 2018

Modelo de impacto orçamentário feito pela Evidências – Kantar Health é um dos destaques da ISPOR Europa 2018

Um dos pôsteres dos quais a Evidências – Kantar Health participou da 21ª reunião europeia da International Society For Pharmacoeconomics and Outcomes Research (ISPOR) recebeu destaque no ranking TOP 10 do congresso. O evento foi realizado em Barcelona, na Espanha de 10 a 14 de novembro e é um dos mais importantes canais de divulgação científica sobre farmacoeconomia e pesquisa de resultados.

O estudo intitulado Modelo de impacto orçamentário do trastuzumabe subcutâneo comparado com o intravenoso no tratamento de câncer de mama HER-2 positivo no Sistema de Saúde Suplementar Brasileiro é de autoria da equipe da Evidências – Kantar Health em parceria com um cliente global.

O estudo

No câncer de mama metastático, considerou-se trastuzumabe associado com docetaxel ou paclitaxel na primeira linha e em monoterapia na segunda. Para ambos, comparou-se a substituição do trastuzumabe intravenoso pelo subcutâneo. Uma pesquisa com 28 operadoras mapeou taxas, preços e tabelas de referência foram usadas para o reembolso de medicamentos, materiais e procedimentos. Uma equipe multidisciplinar estimou o uso de recurso e os custos médicos diretos foram incluídos, além dos preços obtidos de fontes públicas. O horizonte temporal foi cinco anos e considerou-se a incorporação progressiva de trastuzumabe subcutâneo com 20% no primeiro ano até atingir 100%. Desse corte, estimou-se que 31.589 pacientes com câncer de mama no Sistema de Saúde Suplementar em cinco anos, com o uso progressivo de trastuzumabe subcutâneo em comparação com o intravenoso levou a uma economia de 948,2 mBRL, 14,3 mBRL, 1,5 mBRL e 0,2 mBRL no Sistema de Saúde Suplementar, para operadoras de saúde de grande, médio e pequeno porte, respectivamente. Materiais e procedimentos de suporte com taxas médicas foram os parâmetros mais sensíveis.

 

ISPOR

A ISPOR é uma organização pública sem fins lucrativos para propósitos educacionais e científicos. Ela objetiva promover a ciência da farmacoeconomia e a pesquisa de resultados e facilitar a tradução destas investigações em informações úteis para os tomadores de decisão na área de cuidados à saúde. A ISPOR tem mais de 9.500 membros em 114 países, além de 62 Capítulos Regionais com mais de 4.800 membros. A sociedade promove três encontros anualmente, realizados na América do Norte, na Europa e na América Latina ou Ásia.

O estudo completo e detalhado pode ser visto no anexo abaixo.

Filtrar
Newsletter

Assine nossa Newsletter para receber notícias e informações da Evidências.

Veja também