Existe padrão nas recomendações da CONITEC?

Existe padrão nas recomendações da CONITEC?

Analisar as recomendações realizadas pela Comissão Nacional para Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC), de acordo com o custo por benefício, observando se há ou não um limite na utilização destes custos. Este é o tema de um dos pódios que serão apresentados na International Society For Pharmacoeconomics and Outcomes Research (ISPOR) Latam. A edição desse ano será realizada na cidade de São Paulo (BR), nos dias 15 a 17 de setembro. A reunião anual da ISPOR é um dos mais importantes canais de divulgação científica sobre farmacoeconomia e pesquisa de resultados.

O pódio “CONITEC reimbursement decisions: is there a cost-utility decision threshold?” é de autoria da Evidências – Kantar Health e analisou se é possível identificar um limiar de custo-utilidade implícito a partir de dados reais. Um limiar desses significa a disponibilidade máxima para pagar por um determinado benefício. Isto acaba por gerar que tecnologias com custo/benefício abaixo deste limiar oficial tenham que ser incorporadas e as que estejam acima desse custo/benefício sejam recusadas. Em alguns países esse limiar é oficial. Porém, em outros, estes limiares são sugeridos.

“O estudo procurou analisar esse panorama no Brasil. Já que não existe um limiar explícito (oficial), será que as recomendações da CONITEC seguem algum padrão implícito?”, declara Lemmer, autora do pódio. “Essa análise já foi realizada em outros países, porém, ainda não havia sido realizada para o Brasil. Buscamos contribuir com uma base objetiva para essas discussões sobre limiares de análise de custo-efetividade no país”.

O conteúdo completo destes pôsteres estará disponível on-line após o congresso. Por favor, consulte nosso site em breve.

ISPOR no Brasil

A Evidências – Kantar Health tem participação ativa nas edições da ISPOR. Dos 21 abstracts submetidos para a ISPOR Latam, todos foram aceitos! 19 viraram pôsteres, dois viraram apresentações orais. Além disso, a Evidência-Kantar Health também teve um painel de discussão aceito.

Será a terceira vez que a conferência é realizada no Brasil, o que é determinante para chamar a atenção sobre o cenário do sistema de saúde do país e sua contribuição para a pesquisa científica no mundo. “A importância de ter a ISPOR em solo nacional é que traz a oportunidade de fazer uma discussão local sobre os processos de incorporação de novas tecnologias, tanto no Brasil quanto na América Latina”, declara Otávio Clark, CEO da Evidências – Kantar Health.

A ISPOR

A ISPOR é uma organização pública sem fins lucrativos para propósitos educacionais e científicos. Ela objetiva promover a ciência da farmacoeconomia e a pesquisa de resultados e facilitar a tradução destas investigações em informações úteis para os tomadores de decisão na área de cuidados à saúde. A ISPOR tem mais de 9.500 membros em 114 países, além de 62 capítulos regionais com mais de 4.800 membros. A sociedade promove três encontros anualmente, realizados na América do Norte, na Europa e na América Latina ou Ásia.

Clique no link abaixo e confira a programação completa dos estudos que serão apresentados na ISPOR Latam. 

Filtrar
Newsletter

Assine nossa Newsletter para receber notícias e informações da Evidências.

Veja também