Evidências – Kantar Health presente no congresso anual da ASCO

Evidências – Kantar Health presente no congresso anual da ASCO

Nos dias 2 a 6 de junho, aconteceu a 53ª reunião anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO), considerado o maior evento de oncologia do mundo que reuniu mais de 40 mil profissionais em Chicago (EUA). A edição destaca as novas abordagens de tratamento e tecnologias na busca de uma melhor qualidade de vida aos pacientes de câncer.

Otávio Clark, CEO da Evidências – Kantar Health e Tobias Engel, médico analista da Evidências – Kantar Health, marcaram presença no encontro que teve como principal tema este ano a imunoterapia e tratamentos personalizados. Para Clark, “pode-se dizer que realmente começamos a viver uma nova era para os pacientes no tratamento do câncer, com muitas coisas novas, como a imunoterapia, novas drogas e novas abordagens que estão melhorando significativamente a vida dos pacientes além de termos um tempo de vida maior para oferecer a eles”.

Clark também participou de uma entrevista exclusiva ao médico Luis Fernando Correia do programa Saúde em Foco da rede Globo, destacando os desafios dos sistemas de saúde brasileiro. “O Brasil tem um grande problema que é uma dualidade de sistemas. Por um lado existe o sistema privado, aonde uma boa parte dos pacientes tem um acesso relativamente fácil para a maioria dessas tecnologias que estão chegando, e por outro, há a dicotomia do sistema público, que infelizmente ainda tem uma deficiência muito grande de tecnologias que deveriam ser oferecidas para esses pacientes”, analisa.

Além disso, Clark abordou a importância em se discutir sobre sustentabilidade de novas tecnologias e uma maneira melhor gerenciável do impacto de custo. “Realmente essas tecnologias que estão chegando têm um valor de custo considerável, algumas podendo chegar até a 50 mil reais ao mês. É preciso começar a fazer duas coisas: uma é deixar de oferecer o que não funciona - e isso já vai trazer uma certa economia para o sistema - e a segunda é começar a oferecer aos pacientes aquelas terapias que vão funcionar, aquelas que possuem um grau baixo de incertezas”.  

Confira a entrevista completa clicando aqui.

A Kantar Health produziu um relatório destacando dois estudos clínicos sobre o Optivo (Nivolumab) que foram abordados na conferência. O medicamento é recomendado para pacientes com câncer de intestino e hepatocelular. Saiba mais sobre o material produzido pela Kantar Health

Sobre a ASCO 

Fundada em 1964, a ASCO é uma sociedade de oncologia dedicada ao estudo e ao combate ao câncer através da investigação, educação, prevenção e prestação de cuidados de alta qualidade aos pacientes. Com cerca de 40.000 membros, a ASCO busca discutir os melhores tratamentos de câncer através de reuniões científicas, programas educativos, revistas e jornais. Mais informações podem ser conferidas no site da organização,  www.asco.org.

Na reunião, foram realizadas sessões educacionais apresentadas por um corpo docente com discussões de tratamentos, novas terapias e assuntos atuais. Há exposição de pôsteres das últimas pesquisas no âmbito oncológico e espaço aberto para análises. De acordo com a programação, mais de 5.200 resumos foram aceitos para exposição que destacaram os avanços na medicina e imunoterapia, bem como novas terapias contra o câncer.

Filtrar
Newsletter

Assine nossa Newsletter para receber notícias e informações da Evidências.

Veja também