Diminui o consumo de protetor solar entre os brasileiros

Diminui o consumo de protetor solar entre os brasileiros

Os protetores solares deixaram de ser comprados por mais de 900 mil lares brasileiros, tendo um consumo de 16,1%, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel. Entre o período de outubro de 2016 a setembro de 2017, este consumo caiu 2,1 pontos percentuais de penetração nos domicílios. Com isso, a categoria (que também inclui os bronzeadores) houve ainda uma retração de 0,4% em volume.

Otávio Clark, CEO da Evidências – Kantar Health e oncologista, ressalta que quanto menor a proteção solar, maior a incidência de câncer de pele, já que a exposição à radiação ultravioleta (UV) proveniente do Sol é considerada a principal causa da doença que possui dois tipos: o melanoma e não-melanoma.

Tipos de câncer

Os não-melanoma - geralmente são o basocelular (carcinoma de células basais) e o epidermoide – são o tipo de câncer mais frequente no Brasil e correspondem a 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Apresentam altos percentuais de cura.

Já o melanoma é um tipo de câncer de pele que tem origem nos melanócitos (células produtoras de melanina, substância que determina a cor da pele). “É um câncer considerado raro, porém grave. Se não tratado adequadamente, mata por ter alta chance de metástase”, alerta Clark.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), a exposição cumulativa e excessiva nos primeiros 10/20 anos de vida, aumenta muito o risco de desenvolvimento de câncer de pele, ou seja, a infância é uma fase particularmente vulnerável aos efeitos nocivos do Sol.

Clark destaca a importância do uso dos protetores solares e a preocupação com a saúde, “a diminuição do uso do protetor pode ser um dado preocupante, pois, se as pessoas estão se protegendo menos, é esperado que em algum momento futuro, talvez em dez ou vinte anos, isso reflita em um aumento da incidência de câncer de pele”, alerta.

Estudos

Câncer de pele não-melanoma e melanoma são assuntos muito pautados nos materiais produzidos pela  Evidências – Kantar Health. A empresa já desenvolveu diversas análises econômicas, publicações em congressos, revisões sistemáticas, artigos, dossiês, pôsteres, dentre outros itens sobre os temas.

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