Dia mundial do câncer: nós podemos, eu posso!

Dia mundial do câncer: nós podemos, eu posso!

No próximo dia 4 de fevereiro é celebrado o dia mundial do câncer, data criada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), com o objetivo de que mais pessoas no mundo falem sobre a doença e tomem atitudes que podem ajudar a reduzir o impacto e o peso do diagnóstico nas famílias.

O câncer é uma das principais causas de morte no mundo: 8,2 milhões de pessoas morrem por ano e cerca de 14 milhões de novos casos são detectados atualmente, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). O câncer de pulmão é o que mais mata, seguido do de fígado, estômago, colorretal e mama. A previsão é de que até 2030 o número de novos casos aumente 70%, atingindo cerca de 21 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, estima-se que houve a ocorrência de 596 mil novos casos em 2016, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA).

A campanha

Todos podem participar da campanha da UICC: basta postar uma foto nas redes sociais com o slogan We can, I can (nós podemos, eu posso) praticando atividade física ou munido de algum equipamento esportivo. Dessa forma, a organização pretende chamar a atenção sobre os principais fatores de risco associados ao câncer: dieta, obesidade e sedentarismo. Também vale ressaltar que outros fatores como o tabagismo e o álcool são impactantes.

“Parece ‘clichê’ falar isso, mas o impacto positivo desses hábitos é de uma magnitude incrível! Inclusive, existem estudos comprovando que mesmo após descobrirem o câncer de mama, por exemplo, mulheres que adotaram bons hábitos tiveram redução de mortalidade considerável pela doença em relação às mulheres que seguiram com maus hábitos”, pontua a oncologista Bruna Pegoretti, diretora de Medical Intelligence da Evidências – Kantar Health.

A Evidências – Kantar Health aderiu mais uma vez a campanha do Dia Mundial do Câncer: funcionárias do escritório de Campinas/SP se organizaram para ajudar na conscientização desse dia.

Você também pode participar! Para saber mais, clique aqui.

Veja também, o infográfico da UICC no PDF abaixo!

 

Filtrar
Newsletter

Assine nossa Newsletter para receber notícias e informações da Evidências.

Veja também