Dia mundial do café: consumo moderado da bebida traz benefícios para a saúde

Dia mundial do café: consumo moderado da bebida traz benefícios para a saúde

14 de abril é o dia de uma das bebidas mais populares em todo o mundo: o café. Entre os anos de 2014 e 2015, foram consumidas no mundo todo cerca de 141,9 milhões de sacas com 60 kg cada. No Brasil, o cafezinho faz parte de 98% dos lares, sendo a segunda bebida mais consumida no país, perdendo apenas para a água. Apesar de ser o maior exportador global de café, o Brasil perde para os Estados Unidos em consumo, que lidera o ranking.

Por fazer parte da vida de tantas pessoas, já foram feitas diversas pesquisas que indicam os benefícios que o uso moderado de café - 3 a 4 xícaras por dia – pode  trazer, como o aumento no desempenho do corpo humano e no bom funcionamento do sistema nervoso central. Uma das pesquisas realizada na Universidade Johns Hopkins (EUA), concluiu que tomar duas xicaras de café faz bem para a memória em longo prazo. Outra pesquisa, realizada no sul da Califórnia (EUA), afirmou que o café reduz em 29% as chances de desenvolver câncer no fígado, além de outros tipos da doença, já que o ácido clorogênico, ácido caféico e fitoestrogênios presentes no café têm propriedades anticancerígenas.

Além disso, o café possui grande quantidade de antioxidantes, auxiliando no fortalecimento da imunidade. A cafeína também provoca o efeito de captação gastrointestinal em analgésico, ajuda no humor, alivia o stress e funções cognitivas, como tempo de reação e raciocínio. Também auxilia em cálculos biliares na bexiga, prisão de ventre e facilita os movimentos intestinais.

Com tantos benefícios e variedades, nada mais justo que comemorar tomando uma xícara de café. Seu corpo, mente e paladar, agradecem.

Imagem: site volkanverdi.com

Filtrar
Newsletter

Assine nossa Newsletter para receber notícias e informações da Evidências.

Veja também