Dia mundial da saúde: os avanços da saúde pública e a importância de estudos científicos

Dia mundial da saúde: os avanços da saúde pública e a importância de estudos científicos

Não é possível pensar em saúde sem associar à Organização Mundial da Saúde (OMS). E é na data de sua criação em 07 de abril de 1948, que foi estipulado o dia Mundial da Saúde, data para chamar a atenção de diversas questões da saúde pública mundial. Este ano o slogan da campanha da OMS é “Cobertura universal de saúde: para todos e em todos os lugares”.

Em sete décadas, os esforços da OMS já renderam avanços fundamentais no desenvolvido global, como por exemplo, o aumento da expectativa de vida em 25 anos e a erradicação de doenças como varíola e a pólio. Além disso, seis milhões de crianças a menos morreram antes de completar cinco anos de idade em 2016 se comparado com 1990. Muitos países eliminaram com sucesso o sarampo, a malária e as doenças tropicais debilitantes, como o verme da Guiné e a elefantíase, bem como a transmissão do HIV e da sífilis de mãe para filho.

Ao lado de governos e instituições, a OMS trabalha na prevenção de doenças e no foco de vetores infecciosos, com programas de imunização que salvam de 2 a 3 milhões de pessoas todos os anos. Em 2018, a organização tem propostas voltadas para facilitar o acesso a medicamentos genéricos mais baratos e tratamentos para o HIV e Hepatite, além de parcerias inovadoras que produziram vacina contra meningite, Ebola e malária.

Também sob o tema crucial que é a saúde, a Evidências – Kantar Health vem publicando vários estudos e documentos para expandir o acesso a novas tecnologias e a realização da pesquisa clínica no Brasil. Esses estudos são importantes para promover discussões e buscar o avanço do acesso à saúde pela população global.

Apesar dos esforços de toda comunidade médica e científica e da OMS, o acesso à saúde em todo mundo ainda enfrenta diversos desafios. O acesso às novas tecnologias e às informações embasadas cientificamente, tanto por médicos como por pacientes, é um importante passo para vencer esse desafio.

No Brasil, o Dia Mundial da Saúde também é uma importante data para conscientização desse cenário no país, onde cerca de 75% da população depende do sistema público de saúde (SUS). Desta forma, promover a pesquisa clínica, dados sobre saúde e acesso a medicamentos, é crucial para o desenvolvimento da saúde e da qualidade de vida da população.

Filtrar
Newsletter

Assine nossa Newsletter para receber notícias e informações da Evidências.

Veja também