Consumo de cigarros chega a menor índice dos últimos 10 anos

Consumo de cigarros chega a menor índice dos últimos 10 anos

Fumar já foi associado com status e glamour, mas hoje em dia a percepção social do uso de tabaco mudou. Isso é visível na redução do número de fumantes ao redor do mundo, mas a Organização Mundial da Saúde (OMS) almeja diminuir essa taxa ainda mais: a meta é reduzir em 30% o número de fumantes até 2025. De acordo com o último relatório da organização, o tabaco é responsável por 5,4 milhões de mortes no mundo por ano, matando mais que HIV/AIDS, malária e tuberculose juntas. Hoje, dia 31 de maio, a OMS realiza o Dia Mundial Sem Tabaco, que encoraja a realização de um "jejum" de cigarros aos fumantes, mostrando que é possível dar o primeiro passo para uma vida sem cigarro.

Seguindo os passos de países como a Irlanda, Reino Unido, Espanha e Hungria, o Brasil também decretou em 2011 a Lei Antifumo, que proibiu o consumo de cigarros em ambientes coletivos e parcialmente fechados. No país, o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) promove ações de prevenção e conscientização sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.

Essas mudanças na percepção social e na legislação impactaram o consumo de cigarros. Segundo dados do Target Group Index da Kantar IBOPE Media, desde 2005 o consumo caiu 35%, com queda mais acentuada a partir de 2011. No ano passado, o índice de consumidores de cigarros atingiu seu menor valor, chegando a 14,2%.

“Em qualquer fase da vida parar de fumar trará benefícios. É comum ouvir as pessoas dizerem que por estarem mais velhas, parar de fumar ‘não vale à pena’ mas os estudos apontam em outra direção felizmente. Parar de fumar antes dos 35 anos, por exemplo, fará com que sua curva de sobrevida seja muito semelhante à de um indivíduo que nunca fumou, antes dos 45 anos o ganho é de nove anos na curva de vida em relação aos que seguem fumando e para aqueles que param de fumar antes dos 55 anos o ganho é de seis anos e antes dos 64 o ganho é de quatro anos”, afirma a oncologista Bruna Pegorreti Rosa, diretora do Departamento de Medical Intelligence da Evidências - Kantar Health.

Controle do consumo

A defesa do controle do consumo de tabaco é uma das prioridades da OMS, que apoia legislações que ajudem a regular locais onde o fumo deve ser proibido, como a Lei Antifumo no Brasil.

“Um estudo conduzido pelo INCA em parceria com a Universidade de Georgetown, em Washington, Estados Unidos revelou que o  número de fumantes no Brasil caiu pela metade nos últimos 20 anos graças às leis anti-fumo implementadas no país (que aumentou a taxação de impostos e restringiu o consumo em lugares públicos).  Ainda, dados apontam que as imagens negativas publicadas nos maços de cigarro estão relacionadas a um impacto positivo reduzindo a taxa de iniciação e aumentando a taxa de  abandono do tabagismo”, aponta Pegoretti.

Segundo os dados da Kantar Health, mesmo com restrições impostas, os fumantes parecem observar com razoável conforto as legislações que visam evitar que não fumantes sejam incomodados pela fumaça de cigarros, charutos e cachimbos. Dentre os respondentes do Reino Unido, França, EUA, China, Brasil e Espanha, a maioria alega não achar difícil restringir o consumo em locais restritos.

Na fumaça do cigarro há aproximadamente 4.700 substâncias tóxicas diferentes. Essa fumaça prejudica não apenas os fumantes “ativos”, mas também os fumantes de “segunda mão”. “O fumante passivo corre tantos riscos quanto o dependente em tabaco. Segundo a OMS o tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo. Todo ano cinco milhões de pessoas morrem no mundo em decorrência do tabagismo esse número é assombroso”, alerta Pegoretti.

Repercussão

Essa matéria publicada pela Evidências - Kantar Health sobre O Dia Mundial Sem Tabaco recebeu destaque do Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). A organização publicou o material na íntegra em seu site oficial, gerando grande repercussão para Evidências – Kantar Health no Facebook e LinkedIn. Além disso, a versão em inglês da matéria foi publicada na primeira página no site da Kantar Health e no blog da empresa (a reportagem pode ser conferida neste link).

Mais informações como dados e gráficos, podem ser conferidas no link: Kantar Insights.

Notas: Os dados de Target Group Index referem-se ao período de agosto de 2014 a setembro de 2015, com base em mais de 20 mil entrevistas. O Target Group Index é um estudo "single source" sobre o consumo de produtos, serviços e mídia, estilo de vida e características sociodemográficas, presente em 70 países.

Os dados de Kantar Health referem-se ao National Wellness and Health Survey.

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