Chocolate faz bem para o paladar e para a saúde

Chocolate faz bem para o paladar e para a saúde

Mais de 75% dos brasileiros consome chocolate, de acordo com uma pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB). Às vésperas da páscoa, é possível observar o aumento da procura pela “bebida dos deuses”, apelido pelo qual o chocolate é conhecido. E não à toa, o produto recebe esse título não só por seu sabor, mas também, por possuir diversos benefícios à saúde.

Um exemplo disso é seu alto teor enérgico, por ser rico em calorias. O chocolate era usado por tropas espanholas que poderiam suportar uma marcha forçada durante todo o dia consumindo apenas um copo de “xocolatl”, palavra asteca derivada que significa “agua com gás”, nome utilizado pelos maias em 600 A.C.

Outro fator de destaque é que o chocolate – principalmente na versão amarga - possui benefícios cardiovasculares, já que inibe uma enzima no organismo que eleva a pressão arterial e estimula o sistema nervoso. Também possui antioxidantes do grupo flavonoides, protegendo contra o envelhecimento das células e favorecendo a circulação.

Além disso, o chocolate promove sensação de bem-estar e relaxamento, devido à endorfina e dopamina que alguns cientistas acreditam ser liberadas pelo alimento. A pesquisa realizada pelo IBOPE revela que para 61% dos entrevistados o prazer e a satisfação são as principais sensações que sentem ao comer chocolate, e que 88% compram o chocolate para consumo próprio. As mulheres lideram a paixão pelo produto, sendo 56% das consumidoras.

Fonte: Ibope mídia e artigo Chocolate, um prazer saudável, de Afonso Valenzuela B.

Imagem: Pixabay.


 

 

Filtrar
Newsletter

Assine nossa Newsletter para receber notícias e informações da Evidências.

Veja também