Artigo da Evidências é publicado na Cochrane

Artigo da Evidências é publicado na Cochrane

Mais um artigo da Evidências foi publicado em uma revista internacional. O estudo “Colony-stimulating factors for chemotherapy-induced febrile neutropenia” foi publicado na Cochrane, uma das mais conceituadas revistas de medicina do mundo, no dia 30 de outubro.

O artigo analisou a segurança e a eficácia de adicionar fatores estimuladores de colônias ao tratamento padrão da neutropenia febril induzida pela quimioterapia. O estudo analisou fatores estimulares de colônia de granulócitos (G-CSF) e de granulócitos-macrófagos (GM-CSF) - citocinas que estimulam e aceleram a produção de uma ou mais linhas celulares na medula óssea.

A neutropenia febril é um evento adverso frequente em pessoas com câncer tratadas com quimioterapia, e pode colocar em risco a vida do paciente. O tratamento padrão é feito através de cuidado de suporte e antibióticos. Os autores concluíram que o uso de um fator estimulador de colônia associado aos antibióticos não teve efeito sobre a mortalidade global, mas reduziu o tempo de internação dos pacientes e melhorou a capacidade de recuperação dos neutrófilos. Além disso, os pacientes que receberam fator estimulador de colônia tiveram recuperação mais rápida da febre e menor duração do uso de antibióticos.

O artigo foi escrito por Otávio Clark, Tobias Engel e Luciano Paladini, da Evidências, em parceria com Rahul Mhaskar, da University of South Florida,Gary Lyman, do Fred Hutchinson Cancer Research Center e Benjamin Djulbegovic, do H. Lee Moffitt Cancer Center.

10/03/2015
Por Redação Evidências

Filtrar
Newsletter

Assine nossa Newsletter para receber notícias e informações da Evidências.

Veja também