Artigo da Evidências é publicado em revista internacional

Artigo da Evidências é publicado em revista internacional

O câncer de próstata é o tipo de câncer mais comum  em homens idosos nos Estados Unidos e na Europa. A primeira linha de tratamento para a doença é, na maioria das vezes, a terapia de privação de andrógeno. No entanto, a privação contínua causa um impacto negativo na qualidade de vida. Para avaliar a eficácia e os eventos adversos da privação contínua em comparação com a intermitente, a Evidências realizou uma revisão sistemática com metanálise.

O estudo “Intermittent versus continuous androgen deprivation for locally advanced, recurrent or metastatic prostate cancer: A systematic review and meta-analysis” foi publicado em janeiro na revista BMC Urology. O artigo apontou que a sobrevida global dos pacientes com câncer de próstata localmente avançado, recorrente ou metastático foi semelhante entre aqueles que receberam a terapia de privação contínua e os que receberam a intermitente. No entanto, os autores ressaltam que são necessários mais dados para comprovar os benefícios da terapia intermitente.

De autoria de Tobias Engel e Otávio Clark, da Evidências, em parceria com Rodolfo Borges dos Reis, Antônio Carlos Pompeo, Ubirajara Ferreira, Marcus Vinicius Sadi e Francisco Flávio Bretas, da COBEU (Comitê Brasileiro de Estudos em Uro-Oncologia), o artigo foi destaque na MDLinx.com e classificado pela equipe de editores como número 1  no site.

29/01/2014
Por Redação Evidências

Filtrar
Newsletter

Assine nossa Newsletter para receber notícias e informações da Evidências.

Veja também